Sobre o Fórum

O FESM (Fórum Estudantil Santa Marina) é uma simulação das reuniões da ONU (Organização das Nações Unidas), onde permite que os alunos do 9º ano ao Ensino Médio participem ativamente na resolução de questões geopolíticas e globais. Ao longo dos 3 dias de debates, os estudantes têm a oportunidade de representar diferentes países, discutir temas relevantes para a comunidade internacional e buscar soluções por meio de negociações e diplomacia.

Desenvolvimento prático

Pensamento crítico

O contexto das discussões geopolíticas exige que os estudantes avaliem criticamente os argumentos apresentados, identifiquem viéses, avaliem fontes de informação e ponderem as consequências de suas decisões.

trabalho em equipe

Requer a capacidade de ouvir diferentes pontos de vista, respeitar opiniões divergentes, encontrar pontos em comum e construir consenso.

oratória

Durante as simulações, os estudantes têm a oportunidade de apresentar seus pontos de vista, argumentar sobre questões complexas e defender suas posições diante de um público de delegados.

Como funciona

Neste vídeo, elaboramos a estrutura completa do Fórum, oferecendo uma visão detalhada acerca das simulações baseadas na ONU, o organograma, os objetivos da proposta e os benefícios para o desenvolvimento dos alunos.

Em 2023, alunos do Fundamental II e Médio participaram do FÓRUM FAAP, com o objetivo de se aprofundarem nas simulações de conferência da ONU (Organização das Nações Unidas), tendo os estudantes como protagonistas dos debates.

Comitês da ONU

Os comitês são órgãos intergovernamentais que têm como objetivo discutir e tomar decisões sobre questões específicas relacionadas à paz, segurança, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e outras áreas de interesse global. No nosso Fórum, eles são divididos pelos delegados que representarão os países através destes comitês.

CS - Conselho de Segurança
CDH - Conselho Nacional dos Direitos Humanos
UNODOC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime
ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados
OMS - Organização Mundial da Saúde

Registros

Alguns registros das simulações que encantam e movimentam toda a comunidade escolar.

Jornal do Fórum

Produzido pelos alunos integrantes da equipe de mídia.

Cerimônia de encerramento

FESM XVII (2023)

Após 3 dias intensos, todos os representantes do Fórum se reúnem em uma cerimônia de encerramento com direito a premiação para os alunos que mais se destacaram durante os debates.

O evento conta ainda com homenagens a alunos, ex-alunos, professores, um pronunciamento oficial da nossa diretora Maria Luiza e um vídeo de encerramento produzido 100% pela mídia do Fórum. 

Por dentro do Fórum

Confira depoimentos de alunos e ex-alunos referente a importância, detalhes e informações importantes que cercam o FESM.

Depoimentos 2023.

Fórum do Bem

O “Fórum do Bem” é uma extensão do Fórum Estudantil, com o objetivo de canalizar o impacto positivo gerado por essa atividade em prol de arrecadações para instituições carentes. Essa iniciativa visa coletar alimentos não perecíveis, brinquedos e materiais de limpeza, beneficiando diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade.

No FESM XVII, em 2023, foram arrecadados mais de 200kg em alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, além de brinquedos.

Todas as doações foram encaminhadas para o CAJEC – Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer e Transplantado.